Arquitetura, patrimônio e história se unem para a CASACOR RS 2022

O elenco da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 se reuniu para uma visita guiada à Pia Chaves Barcellos, construção que sediará a mostra neste ano. Luciano Mota/CASACOR

No dia 19/04/2022, o elenco da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 se reuniu com arquitetos especialistas na área de preservação e restauro para conhecer um pouco mais sobre a história da Pia Chaves Barcellos, construção que irá sediar a mostra, com estreia marcada para o início de agosto, em Porto Alegre.

Visita-Guiada-Pia-Chaves-Barcellos-CASACOR-Rio-Grande-do-Sul-2022-Lucas-Volpatto-e-Simone-Prochnow_CRÉDITO_LUCIANO_MOTA-
A dupla Lucas Volpatto e Simone Prochnow. Luciano Mota/CASACOR

Os detalhes da construção histórica, que chega aos 100 anos em 2022, foram revisitados sob a batuta de Lucas Volpatto, coordenador de patrimônio histórico e restauro do prédio, e Simone Prochnow, arquiteta mestre na área de patrimônio.

“O espaço se torna um lugar a partir do momento que ele tem significado, e quem dá significado somos nós”, inicia Simone na sua conversa com o elenco sobre as possibilidades e os desafios de realizar uma mostra de arquitetura e design dentro de uma construção centenária e cheia de história.

Segundo a arquiteta, buscar a essência do local facilita encontrar a maneira ideal para que ele possa ter um papel atualmente. “Um patrimônio só tem razão de existir se é utilizado”, afirma.

A visita também contou com a apresentação de fotos antigas de cada ambiente e motivou os profissionais com a possibilidade de transformação dos cômodos. Lucas Volpatto apresentou um acervo histórico fotográfico e guiou os participantes pelos diversos andares do prédio, explicando o que ocorria anteriormente em cada repartimento. Abordando os detalhes arquitetônicos, comentou sobre a influência germânica na cidade e enalteceu a autenticidade da construção, com estilo eclético.

Visita-Guiada-Pia-Chaves-Barcellos-CASACOR-Rio-Grande-do-Sul-2022-2
Luciano Mota/CASACOR

A visita também contou com a apresentação de fotos antigas de cada ambiente e motivou os profissionais com a possibilidade de transformação dos cômodos. Lucas Volpatto apresentou um acervo histórico fotográfico e guiou os participantes pelos diversos andares do prédio, explicando o que ocorria anteriormente em cada repartimento. Abordando os detalhes arquitetônicos, comentou sobre a influência germânica na cidade e enalteceu a autenticidade da construção, com estilo eclético.

Magaly Casaril, diretora da Escola de Edução Infantil Pampeano, ao lado de Karina Capaverde, diretora da CASACOR Rio Grande do Sul. Luciano Mota/CASACOR

Para Karina Capaverde, diretora da mostra, ressignificar o casarão é um privilégio. “O objetivo deste encontro, mais do que apresentar os detalhes desta linda história de amor e devoção, foi engajar nosso elenco na preservação e revitalização deste espaço icônico de Porto Alegre”, conta.

Sobre a construção Pia Chaves Barcellos

Dona Ilza Chaves Barcellos dedicou a construção do edifício em homenagem ao seu esposo, Pedro, conhecido na sociedade porto-alegrense por sua benevolência. Luciano R. Mota/CASACOR

Construído em 1923, o prédio histórico escolhido para sediar o evento tinha o objetivo de acolher e educar meninas órfãs e carentes, e manteve-se em funcionamento através da Associação de Irmãs Franciscanas até 2005. Idealizado pela dona Ilza Chaves Barcellos e seus cunhados, a construção é um verdadeiro monumento em homenagem ao seu esposo, Pedro, que era conhecido na sociedade porto-alegrense por sua benevolência, assistindo diversas instituições pias como a Santa Casa de Misericórdia e o Pão dos Pobres. Como Ilza e Pedro não tiveram filhos, o casal se dedicou incansavelmente à assistência de crianças carentes, apoiando e sustentando ações de congregações voltadas para a educação, como a das Irmãs Franciscanas.

Um dos destaques da construção é a impressionante capela neogótica. Luciano R. Mota/CASACOR

No frontão abarrocado em forma de mitra, um pequeno campanário de madeira e cobre ostentava uma cruz com duas chaves cruzadas, que revelava a quem se prestava a homenagem. Na porta de acesso principal, anjinhas esculpidas recebem e acolhem a quem adentra a edificação, que no seu átrio conduz a uma impressionante capela neogótica ornamentada com pinturas murais nas paredes e ogivas. Logo que foi inaugurado, recebeu grande destaque da imprensa: impressionava pelo porte e implantação sobre o morro do Rio Branco.

O plano para o futuro da edificação é abrigar a Escola Pampeano, seguindo o destino sacramentado por dona Ilza e os irmãos Barcellos: de que a edificação tenha como eterna vocação a educação. O projeto terá como ponto de partida um grande trabalho de restauro e revitalização liderado pelo Studio1 Arquitetura.

O projeto geral da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 tem direção da arquiteta Vera Capaverde, a arquiteta Aclaene de Mello é responsável pelo projeto arquitetônico e a coordenação de patrimônio histórico e restauro é do arquiteto Lucas Volpatto. Ao todo, a CASACOR RS vai apresentar 42 projetos segmentados em 3.500 m.

CASACOR Rio Grande do Sul 2022

Data: de 05 de agosto até 02 de outubro*

Endereço: Rua Dona Leonor, 360 – Rio Branco, Porto Alegre/RS

*datas previstas sujeitas a alterações

Fonte: https://casacor.abril.com.br/arquitetura/arquitetura-patrimonio-historia-casacor-rs-2022/